Universo Criativo – Projeto Brasil 02

Durante o SPFW, a exposição “Universo Criativo- Projeto Brasil 02” era uma das atrações do evento, na entrada da bienal. Após o término da semana de moda de São Paulo, essa exposição permaneceu e fica até dia 10 de fevereiro (essa sexta).

Naquele espaço gigante, encontram-se enormes estruturas de ferro, roupas penduradas, fotografias e telões com estilistas, fotógrafos, sociólogos, entre outros, falando. E tudo ao mesmo tempo. Se quiser ouvir e entender, tem que chegar pertinho e ficar embaixo da caixa de som de cada um.

A exposição trata sobre a visão dos estilistas em sua relação com a moda e o Brasil, fazendo uma síntese sobre esses dois e também dão sua opinião de como se sentem em relação a isso. Também contam suas inspirações e como se dá o processo criativo para o desenvolvimento de coleções.

Eu não tirei fotos de todos, tampouco ouvi todos os depoimentos, e ainda não tinha uma câmera boa para registrar bem. De qualquer forma, ver ao vivo faz toda diferença, porque você consegue ver de perto o material, tecidos, bordados e texturas, coisa que em fotos de desfile não acontece.

Oscar Metsavaht

Uma das primeiras estruturas é a do Oscar Metsavaht e é interessante notar que a apresentação está focada nele e não na Osklen em si. Junto às peças de Oscar, estavam também expostas fotografias de Mario Cravo Neto.

Oscar Metsavaht (Osklen)
Oscar Metsavaht (Osklen)

A Osklen sempre atrai os olhares estrangeiros que vêm para o Brasil ver as semanas de moda, é a tida por muitos como uma das marcas que representam melhor a moda brasileira. E não posso concordar menos: é sempre muito bem feita, original, criativa e misturado ao DNA da marca, está o DNA brasileiro. Em todos os desfiles e coleções pode-se notar o “Brasil” na Osklen da maneira mais natural e espontânea possível.

E essa sobreposição de tules de malha flúor, eu amo!

Também teve Ronaldo Fraga:

Ronaldo Fraga

Foi necessário um certo contorcionismo para desviar das estruturas de ferro na hora de fotografar.

Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga (cenas do desfile)
Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga

E junto à estrutura de Ronaldo, estavam algumas fotos lindíssimas de Claudia Andujar.

Claudia Andujar

Pedro Lourenço expõe sua ótima coleção de P/V 2012 com estampas da fauna e flora brasileira.

Pedro Lourenço (foto: style.com)
Pedro Lourenço (Foto: style.com)

E um vestido de couro da coleção de O/I 2010:

Pedro Lourenço (foto: style.com)

E junto a ele, maravilhosas fotos da cidade de São Paulo de Cristiano Mascaro.

Cristiano Mascaro

Ao seu lado, estava Reinaldo Lourenço mostrando algumas peças da coleção P/V 2009, rica em detalhes e trabalhos manuais.

Reinaldo LourençoReinaldo Lourenço
Reinaldo Lourenço
Reinaldo Lourenço
Reinaldo Lourenço
Alexandre Herchcovitch

Alexandre Herchcovitch tinha muitas peças penduradas de coleções passadas, e uma coisa muito legal é que tinham peças-piloto, com anotações e marcações à caneta no proprio tecido:

Alexandre Herchcovitch
Alexandre Herchcovitch

Alexandre falou que prefere refazer coisas do passado do que criar peças que estejam “inventando” o futuro, e define criação como uma materialização de ideias. O que gosta em seu trabalho é a liberdade de fazer o que quiser e gosta de “desafiar os tecidos” e dar um novo uso a eles. Um tecido de festa fazer com que seja casual e vice-versa.

Alexandre Herchcovitch
Alexandre Herchcovitch
Alexandre Herchcovitch

Conta também que em suas criações procura satisfazer a si mesmo antes do que qualquer coisa, e que a cada nova coleção, tenta aperfeiçoar-se e aprender coisas novas.

Sobre o Brasil, não tem uma imagem do país em suas criações, a não ser que este seja o tema específico de suas criações, como já trabalhou com temas de festa junina, orixás e Carmem Miranda. Na verdade, o estilista diz estar em uma fase a qual não gosta do Brasil, mas gosta da cidade em que vive, São Paulo.

Alexandre Herchcovitch
Alexandre Herchcovitch

Danielle Jensen tem trabalhos muito interessantes em materias também. A blusa abaixo é de fios ded nylon (parece aquelas sacolas de feira BEM antigas, sabem?):

Danielle Jensen
Danielle Jensen
Danielle Jensen
Danielle Jensen

E recortes vazados é o que estamos vendo muito por aí ultimamente, né?

André Lima também estava lá e é outro que valeu a pena ver ao vivo pela riqueza de suas peças:

André Lima

André conta que suas roupas tem uma relação com a mulher “feminina, maluca, brejeira e agressiva”, e que a mulher brasileira tem uma maneira diferente de se portar das outras, mas isso se dá nos pequenos detalhes: como ela mexe no cabelo, como ela se senta ou conversa. Teve muita influência também de ver sua prima que era uma estilista em Belém e das mulheres de lá.

André Lima
André Lima

As peças da Neon estavam expostas com os comentários de Dudu Bertholini e Rita Comparato. Dudu diz que o brasileiro tem mais inteligência emocional devido às suas dificuldades e com isso sabe lidar melhor com as pessoas. Também diz que o estilista deve ter uma percepção aguçada para traduzir as coisas de seu universo para o mundo de fora.

Dudu Bertholini e Rita Comparato

Essa peça de O/I 2010, o mais legal foi ver que ela é feita de neoprene. A Neon não é das marcas que mais me agradam , mas foi divertido ver de perto.

Outra coisa que o dudu falou, é que na criação é importante estar aberto para coisas que aparecem no meio do caminho durante o processo, e que criação tem muito a ver com espontaneidade.

Dudu Bertholini e Rita Comparato

E para o fim desse post, temos Glória Coelho que também contou um pouco sobre suas criações e que também foi muito bom ver as peças de perto.

Glória Coelho

Glória parece estar passando por um momento mais ligado à Metafísica, sendo essa um de seus temas da sua última coleção. Com isso ela também falou que através disso, passa amor para as peças que cria (e que isso faz toda a diferença) e que esforço e trabalho valem mais que genialidade.

Glória Coelho
Glória Coelho

Essa foi uma visão bem geral da exposição que é enorme e que eu também só fui ver nessa última semana, infelizmente, mas que valeu muito a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s